sexta-feira, 4 de abril de 2008

Polinizacao



As plantas tem órgãos sexuais masculinos (androceu) e feminino (gineceu ) ,que se localizam nas flores. O androceu produz os grãos de pólen que devem ser levados ao gineceu, onde são produzidos os óvulos.
A esse processo chama-se polinização, a forma que toma a polinização liga-se à forma que tem a flor.
Algumas plantas têm orgãos masculinos e femininos na mesma flor. Quando a reprodução se dá na mesma flor, chama-se polinização direta. Entre flores diferentes, trata-se de polinização cruzada.
As plantas resultantes da polinização cruzada são mais robustas e resistentes, por isso, é comum encontrar um mecanismo para evitar que a polinização direta seja frequente.

O cheiro e a cor atraem o inseto até uma flor masculina, pousando nas pétalas, o inseto se dirige ao interior, onde está o androceu, em algumas flores, como a orquídea, isso é facilitado por ranhuras nas pétalas, que formam caminhos cheios de gotinhas açucaradas que conduzem o inseto ao interior da flor .
O androceu é constituído por sacos polínicos, que produzem o pólen. Este se deposita nos estames, formados por filetes e anteras.
Ao roçar numa antera, o inseto faz o pólen aderir aos seus pelos, tendo recolhido o néctar, o inseto se dirige a uma outra flor, se esta flor for feminina , o inseto será conduzido ao geniceu.
Lá está o estigma, plantaforma que recebe os grãos de pólen presos ao inseto.
O estigma apresenta uma superfície coberta de pequenos pelos, em outros casos, o estigma produz uma substância viscosa que retém o pólen.
No Brasil um terço das famílias de plantas investigadas são polinizadas por pássaros, entre esses, o beija-flor é um dos mais conhecidos.
Seu longo bico é introduzido na flor ,suga o néctar, de que se alimenta. O pólen que adere ao bico é levado por ele até a próxima flor. O vermelho(e suas matizes) é a cor mais atraente para os pássaros.
Na América do Sul, a grande maioria das plantas polinizadas são vermelhas.

Nenhum comentário: