segunda-feira, 2 de março de 2009

Swahili

O "Swahili" pertence a uma grande família linguistica chamada 'bantu'. As línguas
bantu são faladas por mais de 100 milhões de pessoas no sul e no leste da África.
O swahili é a língua materna de cerca de 5 milhões de pessoas ,é a língua comum no comércio ao longo de uma grande parte da costa leste da África. No entanto , a variante do swahili representada no desafio abaixo é falada no interior, a centenas de milhas da costa, e é bastante diferente da variante que é falada próxima á costa.
Veja no quadro abaixo as palavras do swahili correspondentes ás traduções dadas para as mesmas.



Português Swahili

1. "eu falo" ninasema
2. "você fala" wunasema
3. "ele fala" anasema
4. "eles falam" wanasema
5. "eu vejo" ninaona
6. "eu vi" niliona
7. "eu os vejo" ninawaona
8. "eu vi você" niliwuona

Nenhum comentário: