quinta-feira, 28 de maio de 2009

Rua Floriano Peixoto

Patrimônio Arquitetônico Particular

Em 1833, a Vila Paraíba do Sul possuía apenas três ruas, dentre elas a Rua Formosa - atual rua Floriano Peixoto, que fazia parte do trajeto de saída do 'Caminho Novo' em direção as Minas Gerais.
Constando seu traçado na planta da 'Villa Parahyba do Sul' em 1860, sua primeira pavimentação foi realizada no período de 1853 - 1860, por ocasião do calçamento das primeiras ruas da vila.
Na década dos anos 20 registra as obras da nova pavimentação e construção da galeria de esgoto sobre o Córrego do Lavapés. Na esquina com a atual Ayrton Senna, existem antigos estabelecimentos comerciais.
O antigo armazém da 'Madama', que mantém algumas características arquitetônicas originais de sua construção, em meados do século XIX e que sofreram interferência com a colocação de uma marquise na área externa e modificação da estrutura do telhado original. Hoje o estabelecimento é o Armazem do Malheiros. O antigo prédio de construção da mesma época (em frente ) sempre teve funções comerciais, e posteriormente foi construído a sua parte superior, respeitando as mesmas características auquitetônicas, tornando-se um sobrado.

Propriedade Particular

O sobrado encontra-se em excelente estado de conservação


Este era o antigo armazém da Madama - hoje armazém do Malheiros

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara Lidia,
fiquei surpresa com as fotos da minha cidade, principalmente do armazém da minha avó Madama. Parabéns pelo seu blog que traz a lembrança da nossa querida Parahyba do Sul. Tenho um retrato da minha avó no armazém, gostaria que lhe enviasse?
Nise