sábado, 30 de maio de 2009

Estacao de Trens de Paraiba do Sul

"Estação Ferroviaria de Paraiba do Sul"

A primeira Estação Ferroviária da cidade de Paraíba do Sul foi inaugurada em 1867, pelo então Imperador D. Pedro II, e posteriormente demolida. Sua localização era nas proximidades onde hoje é o restaurante "Botequim da Corte".
Em 1898 c constroi-se a atual, projeto e execução do engenheiro Paulo de Frontin para servir a sua ferrovia, "Melhoramentos do Brasil" , no período de 1898 até 1903, quando então foi incorporada pela "Estrada de Ferro Central do Brasil" e passou a se chamar 'Linha Auxiliar'.
Construída em base de pedra e tijolos maciços, tendo ao lado oito portas e duas janelas em folha dupla de madeira e folhas de caixilhos de vidro externos. A
marquise da plantaforma possui sustentação com colunas e estruturas de ferro.
Em 1913 o prédio da Estação sofreu ampliações, sendo construída uma nova plataforma junto a atual Avenida Ayrton Senna e a passagem subterrânea entre as plataformas que facilitava o tráfego de passageiros.
Hoje abriga o Centro Cultural, administrado pela Fundação Cultural de Paraíba do Sul onde funcionam: Lojas de Artesanato, Meseu Ferroviário, Museu Iconográfico, Galeria Cultural, Memorial dos Prefeitos e Cinema Popular
È a estação central o ponto de partida do passeio turístico do Trem da Estrada Real.



(Obs. da autora do Blog)

A grande mudança aconteceu , graças aos esforços do ex-prefeito da cidade Srº Rogério Onofre de Oliveira. A estação de Paraíba do Sul encontrava-se em total abandono, servindo de abrigo aos mendigos ,que dali faziam a 'sua casa de morada', tal era o abandono pelos
orgãos públicos . Poucas pessoas atreviam-se a passar pelo pátio da estação.
Na gestão do ex-prefeito Rogério Onofre de Oliveira em Paraíba do Sul, a cidade ganhou 'cara nova' . Embora , algumas pessoas contrárias as mudanças , e inconformadas com o progresso que bafejava a cidade. 
falavam (a boca pequena) que era tudo maquiagem .
Mas ,basta ver a estação. Todo este espaço estava totalmente abandonado por várias gestões administrativas, inclusive a passagem subterrânea ,que estava cheia de entulhos . Tudo foi revitalizado com o governo Rogério Onofre. Se não tivesse ele passado por aqui certamente , Paraíba do Sul seria igual a dezenas de cidades brasileiras , que perderam a sua memória , o seu patrimônio cultural, onde as estações de trens foram demolidas - tamanho o descaso e abandono dos poderes executivos e legislativos.

(estação ferroviária de Paraíba do Sul)


(local da primeira estação de trens de Paraíba do Sul)

























Memorial dos Prefeitos da cidade de Paraíba do Sul - postagem 30/05/2009

Nenhum comentário: