segunda-feira, 22 de junho de 2009

Flamenco

O flamenco é uma das maiores expressões da cultura espanhola, a música chorosa, envolvente pede componentes essenciais para sua formação, roupas com cores muito vivas, guitarras e ritmo na ponta dos pés e da mão e corpos bailando num teatro musical.
O poeta Federico García Lorca descreveu a dança e a forma musical como a mais gigantesca criação do povo espanhol.
Geralmente as discussões sobre as origens do flamenco não chegam a lugar algum, como aconteceu com o mesmo Garcia Lorca, que descreveu o flamenco como uma mistura de muitas influências nas quais a emoção da história e sua beleza, sem datas ou fatos, se escondem. Porém todos concordam que o flamenco é uma criação dos ciganos de Andalucia.
Muita da aura que cerca a música flamenca pode ser atribuída às atitudes românticas dos ciganos, um povo de origem misteriosa.
Os ciganos chegaram a Espanha em 1435, e são motivos de longas discussões sobre suas origem (Arábia, Egito, Índia, ou hindus?).

P.S.: Em 1499, Isabella e Ferdinando, assinaram o decreto ordenando aos ciganos que parassem com a vida nômade, e encontrasse um emprego estável ou, do contrário, teriam que sair do país. Finalmente em 1783, Carlos III fez uma séria tentativa de integrá-los à sociedade espanhola e quis inspirar mais tolerância entre eles. Além de também tê-los proibido de perambular, acusou os espanhóis de se recusarem a emprega-los e de proibi-los de terem acesso aos lugares públicos.
Posteriormente, os ciganos, adotaram o idioma espanhol, ao invés do romano, e estabeleceram colônias permanentes no subúrbio de Sevilha e Sacromonte, em Granada.

Nenhum comentário: