quinta-feira, 11 de junho de 2009

Igreja Matriz Sao Pedro e Sao Paulo

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição da Santa Virgem e dos Apóstolos São Pedro e São Paulo.



Construção de grande porte em estilo neoclássico, com nobresco frontão triangular, demarcando a nave central. A fachada principal apresenta duas torres sineiras e três entradas; suas portas de madeira são emolduradas em cantaria, possui nove janelas laterais e cinco entradas de coro.
As obras iniciadas em 14 de março de 1860 (a força do trabalho escravo ,construíndo o Brasil) foram realizadas em três etapas a primeira, a construção da capela-mor e o cruzeiro a sua frente. Posteriormente a nave principal foi concluída em 1882 e finalmente em 1933, foram construídas suas torres sineiras, a sacristia, sala de catequese e a casa paroquial. No século XIX, a igreja recebe o altar-mor de origem européia, confeccionado em carvalho, com refeinado trabalho de entalhes, circundado por colunas ao estilo jônico e ao fundo nicho com pinturas sacras
que abrigam os santos padroeiros da cidade, que foram doados pela Condessa do Rio Novo, Barão de Entre Rios, Visconde da Paraíba e o Barão de Palmeiras.
O acervo sacro da Igreja Matriz é composto pelas imagens de Nossa senhora da Conceição, São Pedro e São Paulo, o Santíssimo, Nossa Senhora das Dores, São Miguel, São José, Santo Antônio e a Via Sacra.
O interior da Igreja sofreu vária modificações, com a retirada dos nichos e dos
quatro altares laterais, foi alterada a pintura da decoração da abóboda do altar-mor que compunham seu acervo.

(obs) A Igreja Matriz São Pedro e São Paulo sofreu importantes reformas sob a responsabilidade do Monsenhor Padre Pedro Hijino. Foi totalmente restaurada.







Acervo: Lidia Machado Pereira

Nenhum comentário: