quarta-feira, 8 de julho de 2009

Curiosidades sobre o dia do casamento

Sobre o dia do Casamento

a)Carregar a noiva no colo

Algumas tradições acreditam em mau agouro, se a noiva cair à entrada da casa.
Outras falam em azar se ela entrar com o pé esquerdo.
Se o noivo levá-la no colo, evita esses dissabores. Uma explicação alternativa para o fato é que os anglo-saxões costumavam roubar a noiva e carregá-la nas costas. É desse povo o costume de a noiva ficar do lado esquerdo do noivo. Como ele tinha medo do ataque de dragões e inimigos, deveria ter o braço livre para sacar a espada e proteger sua amada.

b) Buquê

Na Grécia e na Roma antigas, o alvo preferido das solteiras não era apenas flores, mas também ervas e temperos.
Alguns buquês eram feitos de alho para espantar os maus espíritos. As flores tinham significados próprios:
a hera representava fidelidade;
o lírio, a pureza;
as rosas vermelhas, o amor;
violetas, a modéstia;
não-te-esqueças de mim, o amor verdadeiro.
Flores de laranjeira trariam fertilidade e alegria ao casal.

c) Aliança

O costume de usar aliança para honrar um contrato de casamento surgiu em Roma. Para os egípcios, representava a eternidade. Os gregos a faziam de ferro imantado, pois acreditavam que assim poderiam atrair o coração humano. Como tradição cristã, teria surgido no século XI, quando o anel era colocado no terceiro dedo da mão esquerda, pois acreditava-se que havia comunicação direta desse dedo com o coração por meio de uma veia. Representa fidelidade e a unidade perfeita, sem começo e sem fim.

d) Vestido de noiva

O primeiro vestido branco foi adotado pela Rainha Vitória, no século XIX, quando se casou com seu primo, o príncipe Albert. O pedido de casamento foi feito pela apaixonada noiva, já que homem algum poderia se atrever a fazer tal proposta a uma rainha. Na antiga China e na Idade Média as noivas cobriam-se de vermelho, pois era a cor do amor.

e) Véu

Os grego acreditavam que a noiva, ao cobrir o rosto, estava protegida do mau olhado das mulheres e da cobiça dos homens. Também tinha um significado especial para a mulher: separava a vida de solteira da de casada e futura mãe.

f) Grinalda

Distingue a noiva do resto dos convidados. É ainda símbolo de status e riqueza. Quanto mais luxuosa, mais poderosa é sua dona.

g) Bolo

Os romanos faziam bolos com farinha, sal e água. Eles costumavam partir uma fatia na cabeça da noiva para garantir sua fertilidade. Por volta do ano 1500, na Alemanha, os mestres confeiteiros começaram a fazer receitas de mais de 2 metros de altura cobertas com açúcar. As peças se tornaram em pouco tempo o centro das atenções nos banquetes. A França aprimorou a técnica, inventando bolos que imitavam templos, palácios e animais. Reparti-lo também representa o partilhar de uma vida comum.

h) Chuva de arroz

Há 4 mil anos, na China, o arroz era tido como símbolo de fartura e já era costume jogar alguns grãos sobre os noivos após a cerimônia. Conta-se que um poderoso mandarim quis mostrar sua riqueza e realizou o casamento de sua filha sob uma verdadeira chuva de arroz.

i) Chá de cozinha

Segundo uma lenda holandesa, um moleiro pobre era apaixonado por uma rica donzela. Para ajudá-lo, seus amigos se reuniram e ofereceram a eles itens para a nova casa. Assim nasceu o famoso chá de cozinha.

j) Lua-de-mel

Na antiga Roma, o povo espalhava gotas de mel na soleira da casa dos recém-casados. Entre os povos germanos, era costume casar na lua nova, e os noivos levavam uma mistura de água e mel para beber ao luar. Daí nasceu a expressão..."lua de mel"

l) Beijo

Muitas culturas acreditavam que quando os casais se beijavam no final da cerimônia, suas almas também eram compartilhadas.

m) Cortar a gravata do noivo

É uma forma engraçada de levantar um dinheiro extra para os noivos. Padrinhos ou amigos vendem os pedacinhos da gravata em troca de uma pequena contribuição financeira.

n) Usar uma coisa velha, nova, emprestada e azul no dia da cerimônia
A tradição surgiu na época Vitoriana. Geralmente, a coisa velha é uma jóia de família, um lenço ou o véu da mãe ou da avó. A coisa nova - o vestido, serve para trazer sorte. A emprestada tem que pertencer a uma esposa feliz. A azul representa pureza e fidelidade.

o) Moeda no sapato da noiva

Esse antigo costume servia para acalmar a deusa Diana. Segundo crenças, ela ficava nervosa quando uma mulher perdia a virgindade. A moeda servia para lhe esfriar os ânimos.



Um, presente que o poeta deixou para a
humanidade.

"Amor é fogo que arde sem se ver"

Luis Vaz de Camões - poeta português


Amor é fogo que arde sem se ver;
È ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

È um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
È cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
È servir quem vence ,o vencedor,
È ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é mesmo Amor?

Nenhum comentário: