sábado, 18 de julho de 2009

DIU

"Dispositivo Intra Uterino"



É uma pequena peça de plástico flexível, com cobre, que colocado no útero, impede a gravidez.
Se a mulher desejar ter filhos ,basta que o DIU seja retirado quando desejar. A decisão final, se a mulher pode ou não usar o DIU, é do médico. É o médico também quem coloca o DIU, o que é feito através da vagina.
O melhor momento para se colocar o DIU é durante a mestruação, ou logo após o parto. Mas pode ser colocado a qualquer momento, a critério mádico.

(Obs)
Este método não oferece riscos, a não ser que se tenha muitos parceiros, ou já tenha sofrido de alguma inflamação pélvica , câncer de útero ou miomas. Para a sua orientação o médico deverá fazer um exame cuidadoso. A revisão do DIU é feita anualmente, junto com o preventivo.
Este métdo é muito útil para as pacientes que desejem espaçar a sua prole,(filhos) ou para aquelas que já completaram a sua família. Se compararmos com outros métodos, apresenta-se como: seguro, efetivo e confiável.

Qual a candidadta ao DIU?

.A mulher que deseja um método anticonceptivo a longo prazo, porém reversível.

.A que está amamentando

.Ou que já engravidou

Para usar este método a mulher precisa ter acesso a médicos para acompanhamento de qualquer problema, que possa se desenvolver, ainda que raramente isto ocorra.

Desvantagens:

. Pode haver rejeição por parte do organismo (o que é raro)

. Pode ocasionar efeitos secundários como: pequeno sangramento, cólicas, inflamações nos orgãos sexuais internos e corrimento, que cessam com a retirada de DIU e tratamento.


Vantagens:

. É um método seguro que, com acompanhamento médico, pode ser usado sem substituição por muitos anos.

. Não exige preocupação ou disciplina para o ato sexual.

. É relativamente barato, pois só há o preço inicial.

Nenhum comentário: