sábado, 11 de julho de 2009

Uso do Cerol

Frequentemente a imprensa noticia os acidentes (?!) causados por cerol (mistura de cola de madeira e vidro moído). As vítimas geralmente são ciclistas ,motociclistas,etc.
Caso recente aconteceu com o motoboy Maer Salal Martins, de 25 anos,que teve o pescoço cortado quando pilotava sua moto em Campinas.
Tentando evitar mais vítimas o vereador Fábio Damasceno criou o Projeto de Lei nº 140/2007, que proíbe o uso de cerol em linhas de pipas. No caso de desrespeito , haverá apreensão do material e os usuários maiores e os pais dos menores receberão multa no valor de R$ 100. Em caso de reincidência, o valor é dobrado.
O uso de cerol é uma brincadeira que nada tem de inocente e que provoca diversos acidentes, principalmente nos meses de férias escolares.
Devido à gravidade do ferimento, o jovem motoboy foi submetido a uma cirurgia que durou várias horas," disse o vereador.

Em vários municípios, como Campinas, Nova Odessa, Americana e Hortolândia, já existem leis em vigor contra o cerol. O projeto prêve campanhas periódicas de conscientização dos riscos do uso do cerol.

No trabalho de conscientização de crianças, adolescentes e pais, serão realizadas atividades lúdicas e esportivas" resalta o parlamentar.

***

Muito louvável porém, enquanto não se educar o povo ,não haverá mudanças no País , estamos acostumados a conviver com determinados comportamentos da população ,que chegam as ráias do absurdo - já nos acostumamos com a velha cantinela.
Tem leis que pegam e tem leis que não pegam "
como se não devessémos acatar a lei,ou só acatar as que a população e seus segmentos adotaram.
Infelizmente continuaremos a ser o país da impunidade, só queremos que a lei seja comprida quando é para o nosso bem , (ou das pessoas que amamos ) raramente pensamos nos nossos semelhantes.
Ainda não apreendemos a ver a lei como uma norma a ser executada custe o que custar. Certamente ainda veremos casos como este (infelizmente), acobertamos por determinados comportamentos de fingir que não vemos quando os flhos, parentes, vizinhos, fazem uso do cerol.
Oxalá consigamos em breve ver banidos esta mistura de vidro e cola denominada "cerol".

Um comentário:

Kaoma Sorley disse...

Olá amiga Lidia
Sou contra que faz, usa, vende produtos para se fazer, incentiva e defendo uma lei rigorosa para isso. Isto é uma estupidez sem igual, qual é a vantagem de cortar a pipa de uma criança que está feliz em vê-lo no ar, só um ignorante para fazer uma porcaria desta. Usar cerol na linha de pipa é crime, passível de prisão, pois é considerada uma arma que mata de verdade, não é brincadeira. Só porque é popular não significa que é liberado, é igual a soltar balões. Sem contar que se não matar pode deixar seqüelas terríveis. Abraços. Kaoma