quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Alberto Magno

Nascido em Laningen,na Baviera por volta de 1200, de boa família, foi para a Universidade de Pádua, onde estudou ciências humanas e, contrariando o desejo dos pais tornou-se um frade dominicano.
Alberto Magno ou "Alberto o Grande ou " Doutor Universal" ensinou nos Estados Germânicos até 1241, então se mudou para a Universidade de Paris, onde dirigiu a cadeira para estrangeiros. Seis ou sete anos mais tarde, mudou-se para Colônia, estabelecendo um 'studium generale', apesar dos seus títulos em teologia, Alberto era um estudioso com grandes interesses e uma inclinação para o ensino. Embora tenha se tornado superior dos dominicanos alemães
por três anos bispo de Rebensber por mais três, passou a maior parte da sua vida pregando e ensinando.
Alberto Magno desempenhou um importante papel na introdução da ciência grega e árabe nas universidades da Europa o que fez não sem grande oposição. Em geral, essas ciências, eram selecionadas de enciclopédias e na maioria das vezes constituíam nada mais que uma estranha mistura de fatos e fábulas. Além do mais, a Igreja , em geral , se opunha ás idéias de Aristóteles e de outros filósofos gregos.
Em 1210 as autoridades eclesiásticas de Paris condenaram os trabalhos científicos de Aristótoles , assim qualquer pessoa que o ensinasse, pública ou privadamente , corria o perigo de excomunhão. Nos dias em que a maior parte dos ensinamentos era uma concessão da Igreja e quando havia uma real e terrível crença nos tormentos do inferno, essa era uma série e atemorizante ameaça e, embora o edito tenha sido revogado em 1234, continuou
inibindo a difusão real da ciência grega nas universiidades e escolas. Em 1240, enquanto estava em Paris, Alberto Magno tomou conhecimento dos trabalhos de Aristótoles, ficou tão impressionado que se deixou persuadir pelos companheiros dominicanos para parefrasear a ciência que eles continham. Isso se tornou uma tarefa monumental, pois Alberto não se limitou a ciência de Aristótoles; também parafraseou a lógica, a matemática, a ética, a metafísica e a política do sábio grego.
Foi uma realização maravilhosa e, aos olhos dos sábios, pôs Alberto Magno em pé de igualdade com os famosos comentaristas árabes e com o próprio Aristóteles , daí o título 'Doutor Universal'.


Parque das Águas Salutaris - Paraiba do Sul
(acervo:Recanto da Lidia)

Nenhum comentário: