segunda-feira, 30 de março de 2009

Ponte Nova

Ponte: Engenheiro Sérgio Quintella

Paraiba do Sul





A Raposa sem Rabo


Um dia, uma raposa, passeando pela floresta, foi apanhada numa armadilha. Conseguiu escapar mas, para tanto, ali teve que deixar sua linda cauda.
Envergonhada de aparecer em sociedade sem o seu belo ornamento, escondeu-se na floresta e não aparecia para ninguém.
Assim passaram os dias, enquanto ela pensava em como surgir diante das outras raposas...
Veio-lhe então uma idéia: correu para onde estavam as outras
e gritou:
- Olhem-me, queridas amigas!Já não tenho mais o rabo! Felizmente estou livre
daquele horrível penacho!
Vejam como estou mais bonita! Se vocês querem ficar tão bonitas quanto eu,
posso cortar os rabos de todas vocês!
- Irmã raposa - respondeu uma delas, a mais ajuizada - se nós tivéssemos
perdido nossas caudas, estaria você disposta a ver-se livre da sua?

(moral da história)

" A desgraça gosta de companhia"

sábado, 28 de março de 2009

Vista do Jardim de Sao Joao Marcos

Que tranquilidade!






Clube Social da Paraiba do Sul, Jardim de São João Marcos, e adjecências!

Deuses Gregos

O Sol é personificado em várias mitologias: os gregos o chamavam de Helios e os romanos o chamavam de Sol.
Sendo deus do Sol, Helios era imaginado passear em uma carruagem puxada por cavalos através do céu, trazendo luz para a Terra. A jornada do Sol, naturalmente, começava no leste e terminava no oeste, local onde Helios completava sua ronda diária e flutuava de volta para o seu palácio no leste em uma taça dourada.
Detalhes desta descrição do papel de Helios como o deus Sol aparecem na mitologia, literatura, poesia e arte. De acordo com o poeta grego Hesiodo, Helios era o filho de dois Titãs - Theia e Hyperion.

Na Teogonia de Hesiodo, por conseguinte, Helios era também o irmão de Eos (a deusa da alvorada) e Selene (a deusa da Lua). É interessante notar que a deusa da alvorada, Eos, começa o cortejo da manhã, seguida atentamente pelo seu irmão Helios.
Existem vários mitos nos quais Helios toma parte. Um dos mais memóráveis entre estes contos é a lenda de Phaethon. O Sol também aparece na triste história da infortunada ninfa Clytie. Entretanto, Helios é, na melhor das hipóteses, um tipo de espião celestial, de quem não muita coisa pode ser mantida em segredo. No Hino a Demeter feito por Homero, a deusa Demeter pede a Helios ajuda para localizar sua filha Persephone. Do mesmo modo, é o deus Sol que primeiro nota o caso amoroso que está ocorrendo entre os deuses Olimpicos Aphrodite e Ares, na Odisséia.
Helios também era o pai de alguns importantes personagens mitológicos. Com sua esposa, a Oceanid Perseis, Helios teve tres filhos lendários - Circe, Pasiphae e Aeetes. É bom lembrar que o casal teve vários outros filhos menos ilustres. O deus também teve numerosos relacionamentos com mulheres que resultaram no nascimento de descendentes. A já mencionada Phaethon, por exemplo, era o produto de uma destas uniões.
Estes "filhos do Sol" foram, algumas vezes, citados como Heliades na mitologia e literatura.

Marte

Marte era o nome do deus grego Ares. Ele era o deus da guerra. O planeta Marte provavelmente recebeu este nome devido à sua cor vermelha. Lembre-se que Marte às vezes é chamado de "planeta vermelho". Interessante é que o deus romano Marte era o deus da agricultura antes de se tornar associado com o deus grego Ares. Aqueles em favor de colonizar e transfromar Marte em uma nova Terra podem preferir este simbolismo. Na lingua inglesa Marte tem o nome de "Mars", o que deu origem ao nome do mes "March" (março).

Mercúrio

Na mitologia romana Mercúrio é o deus do comércio, das viagens e do furto , a contraparte romana do deus grego Hermes, o mensageiro dos deuses. O planeta Mercúrio provavelmente recebeu este nome porque se move muito rapidamente através do céu.



Imagem de um painel da Capela Sistina
feita por:

Michelângelo Bonnarotti

segunda-feira, 23 de março de 2009

Pousadas e Hoteis



Pousada Sossego



Hotel Itaoca

Bairro - Grama





Estalagem do Girassóis



Hotéis e Pousadas da cidade de Paraiba do Sul -(centro da cidade)



Vip Hotel Pousada - Centro

Igrejas e Templos de Paraiba do Sul

Igreja Metodista de Paraiba do Sul







Igreja Universal

Jesus Cristo e o Senhor


Igreja de Santa'Ana


Igreja de Jesus Cristo Santos dos Ultimos Dias




Vista da Igreja - Casa de Caridade



Primeira Igreja Batista de Paraiba do Sul


Templos e Igrejas da cidade de Paraiba do Sul

Matriz de São Pedro e São Paulo


Templo Mórmon



Igreja Batista



Assembléia de Deus






Coríntios 13

Se eu tivesse o dom de falar em outras línguas sem tê-las aprendido, e se pudesse falar em qualquer idioma que há em toda a terra e no céu e no entanto não amasse os outros, eu estaria só fazendo barulho. Se eu tivesse o dom de profetizar, e conhecesse tudo sobre o que vai acontecer no futuro, soubesse tudo sobre todas as coisas, e contudo não amasse os outros, que bem faria isso? Mesmo que eu tivesse o dom da fé, a ponto de poder falar a uma montanha e fazê-la sair do lugar, ainda assim eu não valeria absolutamente nada sem amor. Se eu desse aos pobres tudo quanto tenho e fosse queimado vivo por pregar o Evangelho, e contudo não amasse os outros, isso não teria valor algum.
O amor é paciente e bondoso, nunca é invejoso ou ciumento,
nunca é presunçoso nem orgulhoso, nunca é arrogante, nem egoísta, nem tampouco rude. O amor não exige que se faça o que ele quer. Não é irritadiço, nem melindroso. Não guarda rancor e dificilmente notará o mal que os outros lhe fazem.
Nunca está satisfeito com a injustiça, mas se alegra quando a verdade triunfa. Se você amar alguém, será leal para com ele, custe o que custar. Sempre acreditará nele, sempre se manterá em sua defesa.
Todos os dons e poderes especiais que vêm de Deus terminarão um dia, porém o amor continuará para sempre. Algum dia a profecia, o falar em línguas desconhecidas e a sabedoria especial - os dons desaparecerão.
Porquanto agora sabemos muito pouco, mesmo com nossos dons especiais; e a pregação dos mais dotados é ainda muito imperfeita.
Entretanto, quando tivermos sido feitos completos e aperfeiçoados, então cessará a necessidade desses dons especiais e insuficientes, e eles desaparecerão.
É como neste caso: Quando eu era criança, falava e raciocinava como criança. Mas quando me tornei homem, meus pensamentos se desenvolveram muito além dos pensamentos da minha infância, e agora eu deixei as coisas de criança.
De igual modo, agora só podemos ver e compreender um pouquinho a respeito de Deus, como se estivéssemos observando Seu reflexo num espelho muito ruim; mas o dia chegará quando O veremos integralmente, face a face.
Tudo quanto sei agora é obscuro e confuso, mas depois verei tudo com clareza, tão claramente como Deus está vendo agora mesmo no interior do meu coração.
Há três coisas que perduram - a fé, a esperança e o amor - e a maior destas é o amor.

Instrumentos Nauticos

Os instrumentos náuticos são uma peça fundamental na arte de navegar.
A sua finalidade é básicamente obter a posição da embarcação de modo a permitir uma navegação segura. Outros são apenas auxiliares ou complementares desses instrumentos não sendo por isso de desprezar.
Modernamente a eletrónica, pela sua facilidade e fiabilidade, impôs-se e quase nos faz esquecer o difícil percurso da descoberta e aperfeiçoamento dos instrumentos usados pelos pioneiros da arte de navegar dos quais os portugueses se podem orgulhar de também terem contribuído. Os problemas que se puseram sobre a latitude e longitude deram um grande impulso ao aperfeiçoamento e descoberta de novos intrumentos.
Ainda hoje em dia há quem tenha de recorrer a essas "relíquias", não só como distração de bordo, mas também como recurso perante as avarias e falibilidade da moderna aparelhagem.

Ampulheta:
Relógio de areia constituído por dois recipientes cónicos de vidro unidos pelo vértice de modo a deixarem correr a areia de um recipiente para o outro num determinado periodo de tempo.
  • Anemómetro
    ou Anemógrafo é um aparelho que serve para medir a intensidade do vento.

  • Astrolábio
    O astrolábio marítimo era usado para determinação da altura dos astros sobretudo a do Sol. Feito em ferro, a rodela graduada era suspensa por um anel e apontado pela alidade de modo a poder-se tomar a altura deste.

  • Balestilha
    Usado para medir a altura dos astros era composto por uma vara de seção quadrada onde deslizava uma outra na perpendicular. Entre nós só as estrelas eram medidas com este instrumento sendo o Sol tomado com o astrolábio.

  • Barquinha
    Aparelho destinado a medir a velocidade de um barco. Um sector de madeira preso por um cabo que, marcado com nós espaçadamente, deixava-se correr por um determinado periodo de tempo. Daí o name de atribuído à unidade de velocidade de uma embarcação.

  • Binóculo
    No século XVII o padre Reitha, um investigador alemão, uniu duas lunetas a que chamou binóculo. Hoje em dia são acrescentados prismas e azoto de modo a melhorar-se a qualidade da luz que atravessam as lentes, havendo mesmo tipos de binóculos onde não é preciso fazer sequer a focagem do objeto.

  • Bússola
    Não se sabe bem a origem mas pensa-se que a sua utilização na Europa veio através dos Árabes que tiveram conhecimento dela a partir dos Chineses.

  • Bússola Solar
    Usada pelos Vikinges para se orientarem , este disco em madeira tinha pequenas incisões nos bordos e uma haste vertical ao centro.

  • Compasso, Esquadro, Réguas, Paralelas
    Desde os Portulanos até às modernas cartas digitais o objetivo é o mesmo,

  • Conhecer as áreas de navegação, costas, portos de abrigo e distâncias entre pontos. Usando alguns instrumentos associados traçam-se os rumos, calculam-se distâncias e marca-se o ponto.

  • Cronómetro Marítimo
    Íntimamente ligado ao problema da longitude o cronómetro, foi apresentado por John Harrison em 1735 e permitiu finalmente meios para a obtensão da longitude no mar.

  • Decca
    Sistema hiperbólico de radiolocalização constituído por um grupo de estações que emitem com rigoroso sincronismo de fases, na mesma frequência.

  • Diário de Bordo
    Não será própriamente um instrumento mas um precioso e indispensável auxiliar de navegação onde os registos aí anotados permitem não só refazer um rumo ou uma posição como também a história da viagem e da vida a bordo.

  • Giroscópio
    Aparelho que contém um sólido ao qual se imprime uma grande velocidade em torno de um eixo suspenso num sistema do tipo Cardan permitindo conservar invariável a direcção desse eixo em movimento. Foi, entre outros instrumentos, usado na bússola-giroscópia.

  • Goniómetro
    É todo o instrumento que mede distâncias ângulares (bússolas, sextantes, taxímetros, etc.). No entanto queremos referir aqui o Rádiogoniómetro que é um receptor de sinais emitidos com o fim de se determinar azimutes.

  • GPS
    O mais avançado e moderno sistema de posicionamento. A partir de sinais enviados pelos vários satélites do sistema, este aparelho pode determinar com grande precisão um ponto. Os russos têm o GLONASS enquanto o GALILEU será em 2008 o sistema europeu.

  • Inclinómetro
    O nome diz quase tudo. Com este instrumento verificamos a inclinação lateral de um barco.

  • Kamal
    Instrumento composto por uma tábua e um fio com vários nós usado pelos pilotos árabes do Índico para medir a altura dos astros.

  • Loran
    Abreviatura de Long Range Navigation, que é um sistema de localização do tipo hiperbólico que tem por base a medida do intervalo de tempo com que são recebidos sinais sincronizados por estações terrestes.

  • Meteorológicos (Barómetro, Catavento, Higrómetro, Termómetro)
    Em navegação a previsão das condições do tempo é de extrema importância. Nos barcos à vela a direcção e intensidade do vento são primordiais para se poder tirar o maior rendimento possível. Estes instrumentos ajudam não só durante a navegação mas também na previsão.

  • Nocturlábio
    Instrumento que se destinava a ler a hora recorrendo ao movimento das estrelas.

  • Octante
    Foi o primeiro instrumento de dupla reflexão. A partir de uma ideia de Robert Hooke, em 1731 John Hadley apresentou este instrumento capaz de ler ângulos até 90º.

  • Óculo ou Luneta
    Foi Galileu que no séc. XVII aperfeiçou a luneta e mostrou a sua utilidade. Se bem que usado primeiramente para observações astronómicas foi rápidamente adoptado noutras áreas e claro na navegação. Parece que a primeira foi fabricada em Itália em 1590 por um fabricante de lentes.

  • Odómetro
    Aparelho que permite medir a velocidade do barco sobre a água.

  • Prumo
    Serve para medir a altura da maré e para saber o tipo de fundo.

  • Quadrante
    Mais antigo que o astrolábio o quandrante náutico também servia para tomar alturas do astros.

  • Radar
    É um aparelho que emite ondas que são depois reflectidas num objecto e detectadas por um receptor. Este mede o intervalo de tempo entre a emissão e recepção do sinal calculando assim a distância até ao objecto.

  • Roteiro
    É também um auxiliar à navegação e contém informação sobre um zona, tal como ventos, correntes, marés, perigos variados, etc.

  • Sextante
    Aperfeiçoamento do octante, este aparelho, ao contrário daquele, consegue ler ângulos até 120º.

  • Sonda
    As sondas electrónicas além da altura da maré já permitem também obter uma visão tridimensinal do fundo.

  • «Star Finder» ou Identificador de Estrelas
    Composto por um ou vários discos para uma gama de latitudes, a norte e sul, mostra-nos as posições das estrelas no céu para qualquer hora do dia e periodo do ano.

  • Tabela de Marés
    Pode-se considerar uma ajuda à navegação e permite prever e calcular as alturas da maré para uma determinada hora e local. Lembremo-nos que as amplitudes, dependendo do local, podem variar até cerca de 15 metros.

  • Tabelas Náuticas ou Almanaque
    Estas tabelas são editadas anualmente e têm informação sobre alguns astros (Sol e estrelas mais importantes, Lua e planetas) para todos os dias e horas do ano, informação essa essêncial para o cálculo do ponto a partir da hora e altura do astro medido.

  • Tábuas de levar as estrelas
    Antigo instrumento que os chineses usaram em navegação para se orientarem pelas estrelas.

  • Taxímetro
    Este aparelho permite tirar azimutes relativamente à direcção do navio. Normalmente está graduada de 0º a 180º alinhando o 0 com a proa do navio.

  • Telémetro
    Instrumento óptico que serve para medir distâncias. Conhecendo a distância entre dois pontos os ângulos formados para o terceiro permitem geométricamente obter a distância a este último.



http://www.ancruzeiros.pt/anci-tchinesas.html

domingo, 22 de março de 2009

Armazem do seu Cesar

Na Av.Ayrton Senna, fica o Armazem 13 de Maio. 
Este é o armazém do "seu Cezar".














Uma grande variedade de bebidas.







Quando eu era pequena e morava em Três Rios, a nossa família costumava fazer as suas compras em armazéns, não existiam os supermercados, comprávamos no armazém do 'Dantas' (devia ser o sobrenome do proprietário).
Todos tinham uma pequena caderneta , onde era anotado o que o freguês consumia e no fim do mês meu pai ia no armazém efetuar o pagamento, se acabava alguma coisa antes do fim do mês - íamos lá pegar levando um bilhete do pai e a caderneta, vigorava a honestidade.

Bons tempos!







Este é o armazem do 'seu' Cesar, fica situado na cidade de Paraíba do Sul ,é o típico armazém de antigamente , (isso é um elogio!)tem de tudo. Secos, molhados, miudezas...






  1. "Seu Cezar" seu falecimento foi ontem (18/11/2015)aos 87 anos de idade. Sempre tinha um "Bom dia" para todos os que passavam em frente do se armazém. Deixa saudades!