terça-feira, 13 de novembro de 2007

Doacao de Orgaos

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz realizará palestra gratuita no dia 27 de setembro para esclarecer dúvidas e disseminar a importância da Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes junto à população. O evento terá, além de palestra do dr. Eli Faria Evaristo, neurologista e integrante da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, apresentação do Coral do Hospital.

Em 27 de setembro, em todo País, é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), cerca de 70 mil brasileiros ainda aguardam por um transplante. O assunto é cercado por mitos que colaboram para o desconhecimento da população e, por conseqüência, para os baixos índices de adesão à causa.

Para o dr. Eli Faria Evaristo, o trabalho de conscientização da população é um papel de todos os agentes da saúde. “Quando as pessoas manifestam seu interesse em ser um doador, esta informação é normalmente repassada à família, o que facilita bastante o processo de decisão para a doação de órgãos. Sempre que possível é importante realizar esta conscientização em grande escala, pois o impacto nas estatísticas de doação podem ser significativos”, comenta o médico.

Mitos sobre a Doação de Órgãos
Alguns mitos sobre a Doação de Órgãos são: Quais órgãos podem ser doados? Como ocorre a doação entre vivos? O que é doação de tecido e para que serve? O que é a morte encefálica? Quem recebe os órgãos doados? Tenho que pagar para receber um órgão? É possível doar ossos? Estas e muitas outras dúvidas contribuem para que as pessoas não manifestem previamente sua vontade de ser um doador potencial ou que as famílias deixem de optar pela doação nos casos de morte de um parente.

A campanha de Doação de Órgãos e Tecidos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz está na 7ª edição e tem por objetivo desmistificar o tema, esclarecendo as dúvidas que cercam o assunto. Este ano, além da ação para público externo por meio da palestra gratuita, o Hospital também realizará ações para os colaboradores com informações em circuitos educativos sobre Doação de Órgãos e também sobre Doação de Sangue, previsto para dezembro.




Serviço
Palestra gratuita – Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes

27/09 das 19h às 21h
Anfiteatro do Hospital Alemão Oswaldo Cruz – 14º andar
Rua João Julião, 331 – Paraíso – São Paulo – SP
As vagas são limitadas. Inscrições pelos telefones 3549-0048 ou 3549-1434

Nenhum comentário: