sexta-feira, 15 de agosto de 2008

As Nuvens

Comentário sobre a Comédia de Aristófenes:

A ação dramática principal do texto cômico 'As Nuvens' se passa com Estrepisíades, que estava á beira da falência devido ao excessivo número de empréstimos que fez para comprar cavalos para Fidípedes, seu filho, que era apaixonado por tais animais.
Mas, ás vésperas de ser cobrado pelos credores, ele resolveu procurar pela escola de
Sócrates para aprender a se defender das cobranças. Para isso, queria aprender o 'Argumento Injusto', pois ouvia dizer que era o mais convincente e sempre derrubava o 'Argumento Justo'.
Dessa forma ,ao chegar na escola, procurou por Sócrates, explicou-lhe a sua situação e pediu-lhe que o ensinasse tal argumento. Sócrates, na cerimônia de iniciação de Estrepisíades, o fez clamar o apoio das Nuvens (ou , as Deusas )e foi o que ele fez,
conseguindo, assim , o "apoio divino."
Embora Estrepísiades estivesse interessado em aprender, na sua idade não lhe permitia guardar as instruções, e, Sócrates, percebendo isso, mandou-lhe para casa.
Ele obedeceu, e , lá chegando, obrigou seu filho, causa de suas dívidas, a ir aprender a defesa para tais, o qual, após relutar, concordou em ir.
Ao chegar na Escola, Fidípedes disse o que queria , então, o 'Justo' e o 'Injusto' disputaram o discípulo , com tentativas de convencê-lo de suas vantagens.
Como o 'Injusto' ganhou, tornou-se o seu Mestre.
Estrepisíades foi buscar o filho na escola, pois lá já havia aprendido o que o pai
queria. Feito isso, Estrepísiades usou da argumentação para não pagar a quem devia.
De repente, porém pai e filho apareceram em cena , sendo que o primeiro apanhava do último. 'As Nuvens', vendo aquilo, perguntaram o que estava acontecendo.
Estrepisíades explicou que, devido a uma rusga sem importância seu filho começara a lhe bater ,mas Fidípides dissera que o que estava fazendo era certo e, dominando o 'Dom da Oratória' , argumenta que, quando pequeno, também apanhava de seu pai e que, se acaso, não viesse a ter filhos, teria chorado em vão enquanto criança.
E ainda que, da mesma forma que Estrepisíades o corrigia para o seu bem, ele também queria o bem de seu pai. Tal explicação convenceu a Estrepisíades que, se voltando para As Nuvens , perguntou porque elas não lhe avisaram que isso poderia acontecer . Elas responderam que perceberam logo a má intenção no súbito interesse
de aprender o 'Argumento Injusto'.
Após tudo isso, ele resolveu se vingar de Sócrates, pois este seria o culpado por Fidípides ter agido de tal forma.

Nenhum comentário: