Google+ Followers

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Abuso do Alcool

O que é o abuso do Álcool?

O abuso do álcool é diferente do alcoolismo porque não inclui uma vontade incontrolável de beber, perda de controle ou dependência física. E ainda, o
abuso de álcool tem menos chances de incluir tolerância do que o alcoolismo (a necessidade de aumentar as quantias de álcool para ficar "alto"). O abuso de álccool está definido como sendo o padrão de beber acompanhado por uma ou mais destas situações, dentro de um período de 12 meses.

. Fracasso nas responsabilidades no trabalho, na escola ou em casa
. Beber em situações fisicamente perigosas, como enquanto dirige ou operar máquinas
. Ter problemas legais devido ao álcool, como ser preso por dirigir alcoolizado ou por ter causado lesões em alguém enquanto alcoolizado
. Continuar a beber apesar de ter problemas de relacionamento causados ou
piorados pelos efeitos do álcool.


Quais são os sinais do problema?


Como você pode saber se você ou alguém próximo tem um problema com a bebida?
Responda ás quatro perguntas a seguir e tente descobrir. ( para ajudar a lembrar estas perguntas, note que a primeira letra da palavra chave em cada uma das perguntas formam a palavra "DICA").

. Você já sentiu que deveria 'Diminuir a bebida?

. As pessoa já te 'Irritaram quando criticaram sua bebida?

. Você já se sentiu mal ou 'Culpado a respeito da bebida?

. Você já tomou bebida alcoolica pela manhã para "aquecer" os nervos ou para se livrar de uma ressaca ('Abridor de olhos)?

Apenas um sim sugere um possível problema com o álcool. Se você responde "sim" a mais de uma pergunta, há uma alta probabilidade de que haja um problema. Em qualquer dos casos, é importante ir ao médico ou outro profissional da área de saúde imediatamente para discutir suas respostas a estas perguntas. Eles podem te ajudar a determinar se você tem ou não um problema com a bebida, e, se você tiver, poderão recomendar a melhor atitude para você tomar.
Mesmo se você respondeu "não" a todas as perguntas, se você se depara com problemas relacionados ao álcool em seu trabalho, relacionamentos, saúde ou com a lei, você deve procurar ajuda profissional. Os efeitos do álcool podem ser muito sérios e até fatais, tanto para você quanto para os outros.

Do livro: Álcool: O Que Você Precisa Saber

Publicação Oficial da Secretária Nacional Antidrogas - SENAD

Anexo II do Palácio do Planalto - sala,235

Brasilia - DF

Telefones(61) 411-2902/411

Fax - (61) 411-2110

0800614321 (ligação gratuíta)

Utilidade Pública do Recanto da Lidia



(acervo/foto:Lidia M. Pereira)

rio Paraíba do Sul

Nenhum comentário: